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Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaÃo de reflexÃo, discussÃo e produÃÃo de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que està inserida) pode contribuir para processos de apreensÃo e significaÃÃo de mundo pautados na inauguraÃÃo de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo tÃm importÃncia fundamental e possibilitam o exercÃcio de construÃÃo de identidade (diferenÃa) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de aÃÃo educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensÃo do lugar onde se vive por meio da produÃÃo de conhecimentos sobre o mesmo. Tal aÃÃo à pensada tendo em vist...

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GeoVirt I: Campo virtual das rochas tipo de Campinas

O GeoVirt I foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegaÃÃo (campo virtual) na Ãrea do municÃpio de Campinas, com foco nos aspectos geolÃgicos. Aprensenta diferentes camadas (carta topogrÃfica, imagem de satÃlite, mapa geolÃgico), incluindo pontos de acesso (fotografias, informaÃÃes e questionamentos), permitindo a compreensÃo da composiÃÃo geolÃgica e a relaÃÃo com o uso e ocupaÃÃo do solo e questÃes ambientais.

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Grassland Sparrow ( Ammodramus humeralis )

Physical appearence: 12cm. The upper parts are grayish with black and ferruginous stripes The chest is light brown with spots in the immature. There are yellow ribbons above the eyes and in the wings. The coloration may change when it is dirty due to contact with earth. Distribution: The Grassland Sparrow is found east of the Andes from Colombia to central Argentina but is missing from the Amazon Basin upstream from the TapajÃs river. Habitat: Dry fields with grass, cerrado and crops. Diet: Feeds on grains and small insects. Reproduction: During the breeding season they live in pairs in a territory defended by the male. The nest is opened and placed on the ground. The eggs are ...

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Curl-crested Jay ( Cyanocorax cristatellus )

35cm Similarly to other Brazilian jays, the Curl-crested jay has white lower parts and blue and black upper parts. It may be confused with the Plush-crested jay (Cyanocorax chrysops), but while the last presents the crest in the back of the head, the yellow iris and a blue patch around the eyes, the Curl-crested jay presents the crest on the forehead, the red iris and the head is entirely black. Whereas the Old World ravens are mostly black, as well as the crows, the Brazilan corvids are colorful and most of them have white lower parts. There are 6 species of jays in Brazil, all of them extremely beautiful. The Curl-crested jay is one of Brazilianâs noisiest jays. To make the nois...

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Chalk-browed Mockingbird ( Mimus saturninus )

25 cm. The upper parts are brown, the inferior light brown. There are white wingbars . The supercilium and the edging of the tail are white. Male and female are similar. Distribution: South of Amazon to Paraguay, Uruguay, Argentina and Bolivia. Habitat: Open areas with some trees or scrubs, cerrado, caatinga (Brazilian scrubland) and urban areas. Diet: Feeds on insects and spiders caught on the ground. Also eats small fruits and seeds. Sometimes prey on other birdâs eggs. Reproduction: The nest is built about 1,5m from the ground on a small tree or scrub. The external part is made of thick branches and the interior of thin roots and grass. It may have up to four broods a year, e...

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Roteiro de campo: Representações da realidade

Esta proposta apresenta uma sequÃncia de 3 atividades, relacionadas com o uso de representaÃÃes do ambiente, num contexto geobiocientÃfico para compreender de melhor forma o local, assim como refletir as diferentes representaÃÃes (foto, mapa, imagem de satÃlite). Consiste em uma atividade prÃ-campo, uma atividade de campo e outra pÃs campo. Apesar de ser direcionada para um local especÃfico na regiÃo de Campinas-SP, poderà ser utilizada como base para criaÃÃo de outras atividades que tenham objetivos convergentes.

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GeoVirt II: Cabeceira do Ribeirão das Pedras (Campo virtual)

O GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegaÃÃo (campo virtual) na Ãrea da cabeceira do RibeirÃo das Pedras, no municÃpio de Campinas, permitindo a compreensÃo do uso e ocupaÃÃo do solo ao longo do tempo histÃrico. Poderà ser utilizado como exemplo em exercÃcios.

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Campomanesia guaviroba (DC.) Kiaersk.

Nome popular: araÃarana.

Ãrvore atà 11m; extremidade dos ramos glabra, ramos jovens achatados na extremidade superior com tricomas ferrugÃneos e pontuaÃÃes vinÃceas; folha simples, oposta, sem estÃpula, pecÃolo sulcado, 1,5 X 0,1cm, tomentuloso, pontuaÃÃes vinÃceas, diminutas, numerosas, lÃmina ovada ou oval-elÃptica, Ãpice agudo, base cuneada algo assimÃtrico, 16 X 9cm, margem inteira, membranÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, 7-8 pares de nervuras secundÃrias, par inferior geralmente oposto ou suboposto, venaÃÃo terciÃria paralela, conspÃcua, tricomas esparsos, pontuaÃÃes vinÃceas, opacas, diminutas, numerosas, dispersa po...

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Campomanesia laurifolia Gardner

Nome popular: -.

Ãrvore atà 8,5m; extremidade dos ramos achatada, tomentulosa; folha simples, oposta, sem estÃpula, colÃteres na base dos pecÃolos, filiformes, visÃveis com auxÃlio de lupa, pecÃolo canaliculado, 1 X 0,1cm, tomentuloso a pubescente, nigrescente no material seco, lÃmina elÃptica a oval-elÃptica, Ãpice longo-acuminado, base levemente atenuada, 12-16,5 X 5,5cm, margem inteira, membranÃcea a cartÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, 5-7 pares de nervuras secundÃrias, formando arcos distantes à margem, conspÃcuas, amarronzadas na face abaxial, geralmente primeiro par oposto a sub-oposto, venaÃÃo terciÃria formando retÃcu...

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Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiÃncia relatada a seguir procurarà tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as Ãreas de PortuguÃs e Geografia. Nesta pesquisa PortuguÃs e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informaÃÃes se interpenetrando em seus campos de aÃÃo para que o aluno estabelecesse uma relaÃÃo de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiÃncia ocorreu na atual 6 sÃrie no perÃodo noturno.

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Suiriri Flycatcher ( Suiriri suiriri )

There is still some debate on this birdâs taxonomic status. The Brazilian Official Bird List considers two species, the Suiriri Flycatcher, with two subspecies, the Chaco Suiriri, and the Campo one, which differs from the previous for having a yellowish rump, instead of grayish, and there is the recently described Chapada Suiriri ( Suiriri islerorum ), similar to the Campo one (possibly hybridizing with it) but with a smaller beak and white in the tip of the tail. Very little is known about this species. It is mostly solitary and uses the same hunting techniques of most other flycatchers, that consist basically of catching flying insects few meters away from its perching site and retur...

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Gerenciamento de Resíduo Sólido: Assentamento Sumaré II, Sumaré-SP

O meio rural nÃo à mais um espaÃo onde sÃo desenvolvidas atividades exclusivamente agrÃcolas, jà que, tem passado por intensas mudanÃas, que induzem a pluriatividade, fazendo com que o espaÃo seja tido como um continuum da zona urbana. Estas mudanÃas que assemelham o rural do urbano trazem, a reboque desta reestruturaÃÃo, mazelas hà muito discutidas e pouco solucionadas, das âcidadesâ, como uso e ocupaÃÃo do solo de maneira desregrada, ausÃncia de saneamento bÃsico, entre outras. A respeito do saneamento, o Gerenciamento Integrado de ResÃduo SÃlido ainda à uma realidade bem distante, para as comunidades rurais, mesmo para aquelas juntas Ãs zonas urbanas. Desta forma, ...

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Picazuro Pigeon ( Columba picazuro )

Physical appearance: 35,5 cm. The body is bluish gray, with an iridescent region on the sides of the neck. There is a large white region on the wings. Distribution: From Northeastern Brazil to Argentina. Habitat: Cerrado, caatinga, gallery forests, fields, crops and urban areas. Diet: Feeds on seeds and small fruits. Reproduction: The nest is made of loosely crossed sticks. The white eggs (1 or 2) are incubated by the couple. The hatchlings are fed on âpigeonâs milkâ. Natural history: It is one of the largest species of pigeon in Brazil. After breeding it gathers in flocks for migration. It is so common in some places that may turn into a nuisance. Has been successfully...

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A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

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